No mundo cooperativista, especialmente nas cooperativas de trabalho médico, é importante que todos os profissionais associados sigam regras de conduta claras e transparentes que visam o benefício da coletividade. E a carta magna de uma cooperativa é o seu Estatuto Social. No trabalho médico, ter independência é primordial para que o profissional possa exercer a prática médica, mas a sustentabilidade de uma cooperativa também depende da adoção de boas práticas coletivas que precisam ser respeitadas por todos.
Nas cooperativas de saúde, o Conselho Técnico é um órgão estatutário com responsabilidade de orientar e acompanhar o cooperado na aplicação das boas práticas profissionais. É um instrumento de grande importância para que os profissionais cooperados pratiquem, sem distorções, regras e normas que abrangem a medicina como um todo, e também o universo cooperativista, onde a ação de cada profissional impacta no coletivo.
Na Unimed Goiânia, o Conselho Técnico tem um regimento interno próprio. De maneira global, o Conselho atua em quatro macro áreas: admissão, conduta, infrações no âmbito do Estatuto da Cooperativa e prestação de esclarecimentos para o Conselho de Administração no âmbito da sua atuação.
O Conselho Técnico é composto por membros do Conselho de Administração. Desde 2022 é coordenado pela conselheira Maria Luiza Rebelo Pinheiro de Lemos Vieira. Os demais conselheiros participam das Câmaras Julgadoras e/ou Técnicas com atribuições
determinadas no Regimento Interno do Conselho Técnico.
Como mecanismo de atuação diante de eventuais processos administrativos que envolvem os cooperados, o Conselho Técnico adota procedimentos próprios, inclusive no que diz respeito à apuração de conduta do profissional ou serviços contratados, para apreciação e deliberação de julgamento pela Câmara Julgadora, apresentando, quando necessário, parecer sobre o caso.
“Nosso objetivo é cada vez mais oferecer para todos os cooperados um ambiente positivo de educação cooperativista e de decisões conforme as disposições do Regimento Interno do Conselho Técnico”, explicou a coordenadora, Maria Luiza.
Comitê de Educação Cooperativista é responsabilidade do Conselho Técnico da Unimed Goiânia
A personalidade estatutária do Conselho Técnico é apoiar as atividades do médico como membro da Cooperativa, desde o processo de ingresso, orientá-lo sobre a conduta esperada e decidir pelo melhor interesse da Cooperativa. E a Educação Médica Continuada, que visa a capacitação profissional, além da pessoal, tem sido um dos grandes investimentos do Conselho Técnico na atual gestão da Unimed Goiânia, por meio do Comitê de Educação Cooperativista.
Em 2022, além de temas médicos, o Comitê de Educação Cooperativista ofereceu aos cooperados palestras sobre educação financeira, marketing e, em especial, o workshop sobre como encantar o cliente com o método Disney. Aproximadamente 160 cooperados receberam certificado internacional por participação no evento realizado em dois dias, por meio de parceria da Unimed Goiânia com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (SESCOOP/GO).
Em 2023, o Comitê de Educação realizou, no mês de março, pesquisa entre os cooperados para levantamento de temas de interesse para o programa da Educação Médica Continuada. O objetivo é inovar o projeto com assuntos atuais e de interesse dos médicos, aperfeiçoando a troca de conhecimento e experiências.
A pesquisa disponibilizou 10 opções de temas e as três mais votadas como prioridades para o aprimoramento de aprendizado foram: Gestão e Empreendedorismo Médico, Tributação e Gestão Financeira em Saúde e Marketing Digital em Saúde. Com a hierarquização dos temas, o Comitê de Educação Cooperativista fará o calendário de palestras e workshops para 2023.
De acordo com Maria Luiza Rebelo Pinheiro de Lemos Vieira, é gratificante ver que esse órgão de gestão tem demonstrado sua importância para o desenvolvimento da Cooperativa, não como um instrumento isolado de verificação de condutas, mas como uma ferramenta importante para avançarmos como uma cooperativa de trabalho médico que tem a visão de ser um vetor de convergência da satisfação entre médicos cooperados e clientes, dentro dos princípios cooperativistas. “Buscaremos desenvolver a agenda de temas da Educação Médica Continuada trazendo nomes de referência para cada tema apontado pelos cooperados como de interesse,” informou.
Bình luận