top of page

Unimed Goiânia realiza Programa de Formação do Dirigente Cooperativista



Realizado nos últimos dias 26 e 27 de novembro, o novo módulo do Programa de Formação do Dirigente Cooperativista abordou as Bases Doutrinárias e a Natureza Empresarial de uma Cooperativa. Ministrado pelo professor da Faculdade Unimed, José da Paz Cury, o tema teve o intuito de esclarecer aos alunos a maneira diferenciada de gerar trabalho e renda dentro dos princípios cooperativistas.


Segundo o professor, o cooperativismo no mundo hoje já alcança um a cada sete habitantes da Terra e isso serve para mostrar a importância da cooperação e do compartilhamento na dinâmica econômica do Brasil e no exterior. “Com a possibilidade de se tornarem futuros dirigentes, os médicos estão tendo a visão da diferença entre as funções de cooperado e de um dirigente. Quando você se torna dirigente assume a responsabilidade de responder pelos outros sobre o que é a dinâmica da cooperativa. É preciso entender o equilíbrio das bases doutrinárias e das bases da natureza empresarial para conduzir a balança da eficiência econômica e da eficácia social”, explicou José da Paz Cury.


De acordo com o administrador de empresas e especialista em cooperativismo, esse módulo abrange o mote da maneira cooperativista de ser. “Todos os outros módulos abordam a competência para ser dirigente, mas esse fala de como se evitar a entrada na competição exacerbada e mostra que a maneira de se atingir os objetivos comuns é por meio da cooperação. Isso está muito bem delineado nos sete princípios cooperativistas”, ressaltou José Cury.


Alunos – para a médica oftalmologista cooperada desde 2006, Rejane Carvalho Aires, está sendo muito proveitosa a experiência de participar do curso. “Vejo como uma oportunidade oferecida pela diretoria para levar mais conhecimento aos cooperados. Estou tendo a primeira chance de participar ativamente desde que entrei e estou muito satisfeita. Acredito que seja também uma abertura para outros colegas que antes não participavam. É uma ampla visão, que mostra o crescimento da cooperativa e que também permite a revisão dos conceitos administrativos. Ela está estendendo a base para que seja possível ouvir as pessoas e fazer com que elas conheçam e sejam parte do processo administrativo”, avaliou.


O médico acupunturista Ivan Ferreira de Araújo, cooperado há 29 anos, ressaltou que “é importante fazer o curso para conhecer um pouco mais do que é o cooperativismo e qual é a responsabilidade dos dirigentes e assim ter até mais condições de ajudar a cooperativa de alguma forma”.

“O Programa de Formação do Dirigente Cooperativista abrange aspectos necessários para a completa capacitação do cooperado para ocupar uma função de direção na Cooperativa. Ele conta com módulos em que os participantes poderão aprender todos os aspectos legais e gerais do cooperativismo. São incluídas abordagens sobre liderança e governança, e cases de sucesso com profissionais qualificados. Essa formação é muita rica para quem quer entender o funcionamento da Unimed Goiânia e se tornar um dirigente no futuro. É uma forma de conhecer melhor toda a dinâmica e se aproximar da nossa realidade administrativa”, Sergio Baiocchi Carneiro, Diretor Presidente.

Comments


bottom of page