Em nome da Unimed Goiânia, o diretor de Mercado, Frederico Moraes Xavier, recebeu homenagem em agradecimento pelo apoio da Cooperativa ao 6º Atendimento Digital Multidisciplinar do Diabetes de Goiânia. O evento foi realizado no último dia 20, na Fundação Banco de Olhos de Goiás, em parceria com a Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o CEAD (Centro Estadual de Atenção ao Diabetes) do Hospital Alberto Rassi (HGG.) O atendimento marcou o encerramento de várias ações da campanha Novembro Diabetes Azul, em que se comemora mundialmente a prevenção das complicações e o combate ao diabetes.
Atendimento Digital Multidisciplinar – na sexta edição do evento foram analisados pacientes que já fazem acompanhamento nos Centros de Diabetes da capital por meio do exame de mapeamento de retina ou retinografia colorida, com o retinógrafo portátil Eyer. A partir da análise das imagens por teleatendimento foram encaminhados para tratamento os pacientes que apresentaram retinopatia não proliferativa grave e retinopatia diabética proliferativa, já que a retina é usada como um biomarcador do diabetes.
Na oportunidade, foi feito o rastreamento de retinopatia diabética em aproximadamente mil pacientes portadores de diabetes, e aproximadamente 100 participaram do atendimento multidisciplinar. Eles passaram por exames de microalbuminúria, eletrocardiograma, doppler de carótidas, antropometrias, exames laboratoriais e exames dos pés. Também foi realizado o tratamento de retinopatia diabética, por meio dos procedimentos de fotocoagulação a laser.
De acordo com a oftalmologista organizadora do evento, Luciana Barbosa Carneiro, “todos esses exames são imprescindíveis para o diagnóstico precoce das complicações do diabetes, que possibilita o tratamento em um momento adequado e a melhora da qualidade de vida do paciente. A colaboração da Unimed Goiânia salvou a vida de muitos portadores de diabetes,” afirmou a médica.
Para a oftalmologista e conselheira de Administração da Unimed Goiânia, Maria Luiza Rebelo Pinheiro de Lemos Vieira, ações multidisciplinares como essa ajudam o paciente a entender tudo sobre a prevenção e o combate ao diabetes, em um só lugar. “Vale destacar que o olho é o único órgão que tem transparência para examinar a micro circulação sanguínea. Uma vez detectada alteração da retina, já indica que haverá também em outros órgãos como rim, coração e cérebro”, ressalta.
“É uma honra para a Unimed Goiânia apoiar eventos de alto impacto como esse. Estou agradecido pela homenagem, mas sobretudo, orgulhoso pelo fato da nossa Cooperativa abraçar iniciativas imprescindíveis para o cuidado com a saúde da comunidade, principalmente em relação à diabetes, uma doença silenciosa, devastadora e que atinge grande parte da população brasileira”,
Frederico Moraes Xavier, Diretor de Mercado.
Comments